A apresentação dos pratos é muito importante para criar uma boa experiência de consumo. É por isso que a arte de decorar os alimentos se tornou um segmento em crescente ascensão: o food stylist. Já ouviu falar nessa atividade?
Um prato bonito e bem preparado desperta os sentidos e provoca o desejo de consumo. Por isso, essas técnicas têm sido cada vez mais empregadas em campanhas publicitárias e fotos para mídias digitais, por exemplo. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue com a gente e saiba tudo sobre esse tema tão interessante!
Descubra o que é food stylist
Você já deve ter ficado com água na boca ao ver a propaganda de um restaurante novo ou o último lançamento da sua lanchonete preferida. Os sanduíches são sempre impecáveis; os cafés espumam prazerosamente; e os doces são tão perfeitos que dá vontade de comê-los com os olhos!
O que pouca gente sabe é que existe um profissional que trabalha assiduamente para criar aquelas imagens. No mundo do marketing e publicidade, o food stylist tem o papel de deixar o alimento a ser filmado ou fotografado o mais atrativo possível.
Já nos grandes restaurantes, sua responsabilidade é montar a estética dos pratos a fim de aumentar seu valor agregado e atrair cada vez mais os consumidores.
Saiba como funciona o trabalho desse profissional no marketing
O trabalho de um food stylist vai muito além de montar um prato bonito. É preciso criar uma narrativa em cima do produto, que seja capaz de mexer com a imaginação dos clientes e despertar seu desejo de consumo.
Para isso, é necessário ter um bom planejamento, além de investir na criação de um conceito e uma estética específica para a marca. Na hora de colocar tudo isso em prática, são usados recursos cenográficos e muitas outras estratégias para valorizar as cores, texturas e os detalhes dos alimentos.
É por isso que muitas vezes os produtos das fotos não são idênticos às versões originais. Afinal, no caso de um sorvete, por exemplo, podem ser empregados produtos sintéticos para a feitura da imagem. De modo que a cor pareça mais intensa, a textura fique mais macia e o formato se torne perfeito durante toda o processo de registro.
Conheça a atuação do food stylist em restaurantes
Em um restaurante, por exemplo, a situação é um pouco diferente! Nesse caso, o food stylist deve criar a estética de um prato que será reproduzido dezenas de vezes, exatamente da mesma forma para os clientes.
Assim, a especialização é mais comum entre chefs de cozinha e profissionais da gastronomia e confeitaria. Como não sejam usados recursos artificiais, os pratos precisam ser arquitetados considerando-se as características de cada ingrediente, para que funcionem entre si e ainda fiquem bonitos para as postagens em redes sociais, jornais e revistas.
A ideia de se especializar em food stylist é uma ótima opção para fotógrafos, nutricionistas, profissionais da gastronomia ou qualquer outro que deseje aprender a expressar sabores em imagens. Assim, em uma era em que as pessoas cada vez mais se comunicam com fotos e consomem com os olhos, pode ser um ótimo nicho profissional para expandir suas possibilidades. Que tal?Você conhecia essa atividade tão interessante? Para ficar por dentro de mais informações como essas e muitas outras novidades, assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo exclusivo todos os dias!
Comments by Oneida Cardoso